Contando as Bençãos


Para o dia nascer feliz.

“Pois quem quiser amar a vida e ver dias felizes guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”.

Fake News
Lamentavelmente muitas pessoas alimentam ideias erradas a respeito de Deus e acabam acreditando que amar a vida e desejar viver dias felizes não são anseios considerados legítimos para um cristão. Imaginam um Deus sempre em busca de falhas e que não coloca a felicidade dos seus filhos, nós, entre as suas prioridades. Podemos considerar isso como “fake news”, ou seja, são argumentos falsos inventadas pelo nosso maior inimigo. Um dos aspectos mais importantes do ministério de Jesus é a sua obra de cura e milagres em prol das pessoas para proporcionar vida e alegria. Na presença do Senhor, há plenitude de alegria (Salmo 16.11). E como podemos amar a vida e ver dias felizes? No texto que lemos, o apóstolo Pedro nos dá a resposta. 

Guarde a sua língua do mal
O conceito comum é que guardar ou refrear a língua do mal é não falar obscenidades e vulgaridades. Apesar de incluir isso, Pedro está falando de algo mais profundo. Quando o povo de Israel estava para entrar em Canaã, eles ouviram o relatório dos espias que falaram coisas ruins a respeito da Terra prometida (Números 13.32). Guardar a língua do mal é também vigiar-se e refrear-se de falar negativamente e com incredulidade. Se você é convertido, a Bíblia afirma que você está em Cristo (Romanos 8.1). Hoje, Deus não olha para você, mas olha para Cristo como seu representante. Pois assim como Ele é, nós somos neste mundo. A questão já não é: “Será que estou agradando a Deus?”, mas “Cristo está agradando a Deus?” Quanto mais ocupado pensando em si mesmo mais angústia você sente, mas quanto mais você se ocupa olhando para Cristo mais liberdade experimenta. Lembre-se: Você tem a identidade de filho de Deus. 

Aparte-se do mal
Alguém já disse, muito corretamente, que não há nada bom que eu possa fazer para Deus me amar mais e que, também, não há nada errado que eu venha a fazer que o faça me amar menos. Entretanto, precisamos considerar um outro aspecto: posso amar alguém, mas não estar satisfeito com sua atitude. Depende de mim o fato de Deus estar satisfeito comigo ou não. Uma coisa é o amor de Deus por nós, outra coisa a sua satisfação conosco (2 Coríntios 5.9). A vontade de Deus é que nos apartemos do mal para o nosso próprio bem. O pecado tem consequências que fazem com que não amemos a vida. Mas quando provamos da graça de Deus espontaneamente nos apartamos do mal e do pecado, porque desejamos agradá-lo (Romanos 6.14), pois quando reconhecemos nosso perdão somos conquistados pelo amor de Deus, nos maravilhamos com Ele e nos afastamos do pecado. 

Busque a paz
Para viver dias felizes pare de promover brigas e conflitos desnecessários e busque a paz com as pessoas. Mas como vamos promover a paz se não temos paz em nosso interior? Por isso podemos considerar algo mais profundo quanto a buscar a paz. O Senhor é nosso pastor (Salmos 23). Não temos paz interior porque vivemos preocupados e ansiosos com tudo. Não dá pra ser feliz assim. Mas se agora somos ovelhas do Senhor, a primeira coisa que o nosso Bom Pastor faz é nos levar para repousar em pastos verdejantes e descansar junto das águas tranquilas. A provisão de Deus vem quando descansamos e confiamos nele. Quando entendemos que fomos completamente perdoados e fomos feitos justos diante de Deus, então já não tememos o futuro, mas cremos que Deus nos ama e está preparando coisas boas para nós. Pedro diz que os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas (1Pedro 3.12). Se Deus ouve nossas orações, então podemos ter certeza de que amaremos a vida e teremos dias felizes. 

Pare, pense e ame a vida
A razão pela qual muitos crentes vivem uma vida infeliz e não amam a vida é porque acreditam na mentira de que Deus está zangado com eles e estão sempre com a sensação de que não fizeram o suficiente e sentem-se sempre em falta. Por causa disso, vivem uma vida que, na verdade, não amam. Podem até achar que algumas vezes Deus os ama, mas quase sempre sentem que Deus está zangado. Simplesmente não dá para amar a vida e ter dias felizes vivendo desse jeito. Por causa da obra consumada de Jesus, a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Se toda a ira já caiu sobre Jesus, então Ele não pode estar irado conosco. Sendo assim, podemos ter dias felizes e desfrutar do amor do Senhor.
 
(Material de estudo semanal de células da PIBCOPA. Se você quer aprofundar o seu relacionamento com Deus participando de uma célula, ou abrindo as portas de sua casa para uma célula, fale com os nossos pastores, ou com os líderes de célula. Eles dispõem de todas as informações necessárias para orientar você)

Participe dos cultos da PIBCOPA neste domingo. No culto da manhã, às 10:30 horas, a mensagem do Pastor Vitor Valente terá como tema “Solteiros Cristãos Num Mundo Pagão”, inspirada no texto de 2 Timóteo 2.15-22. “O apóstolo Paulo aconselha seu filho na fé Timóteo, que era solteiro, como se portar e agir, não apenas no seio da Igreja que pastoreava, mas também em relação ao mundo e ambiente pagão em que vivia. Os desafios a serem vencidos por Timóteo no passado, são os mesmos a serem vencidos por cada irmão e irmã solteiros no presente.” O culto da manhã de domingo começa às 10:30 horas e a mensagem gravada estará disponível no CANAL PIBCOPA no YouTube, logo após a transmissão ao vivo na internet.

No culto da noite de domingo, às 18:30 horas, a mensagem do Pastor Vitor Valente terá como tema “Família Cristã Num Mundo Pagão”, inspirada no texto de 2 Timóteo 1.3-6 e 3.14-17. “Infelizmente, nos dias em que vivemos, a família  tradicional conforme nos ensina as Escrituras está em baixa, tem sido desvalorizada e até mesmo ridicularizada. É nesta sociedade confusa e completamente fora dos ensinos da palavra de Deus que somos chamados a ser uma família cristã. Que somos chamados a mostrar e desafiar o mundo que nos cerca, a obedecer à direção de Deus para a família.” O culto da noite de domingo começa às 18:30 horas e a mensagem gravada estará disponível no CANAL PIBCOPA no YouTube, logo após a transmissão ao vivo na internet.

Matricule-se na Escola Bíblica Dominical. São várias classes de Estudo Bíblico, aos domingos, começando às 9 horas, onde você poderá aprofundar seu conhecimento da Palavra de Deus e ser ricamente edificado. São classes para crianças, juniores, jovens, casais e adultos. Procure a “sua” classe, e torne-se, a partir de hoje, um aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical da PIBCOPA.

Quartas de Intercessão e a Palavra da Verdade é o nosso culto das quartas-feiras. Além de in­terceder uns pelos outros e compartilhar­ nossas experiências do poder e do mover de Deus, também estudamos a Palavra do SENHOR. Venha com­partilhar suas experiências, conhecer mais a Palavra do Deus Vivo e amadurecer na fé. Participe da reunião. A adoração começa às 19:30 horas.

A vida cristã requer o aprendizado bíblico e a PIBCOPA, no coração de Copacabana é o lugar perfeito para você, e todos de sua casa, aprenderem a aplicar a Bíblia na prática. As inscrições para os próximos cursos já estão abertas. Veja os temas dos cursos que vão fazer você avançar espiritualmente: Mulher Única, Homem ao Máximo, Crown (finanças), Educando Filhos à Maneira de Deus e Como Alcançar o Coração de Filhos Adolescentes. Para matrículas, informe-se aos domingos no balcão da PIBCOPA, ou fale com a Secretaria da Igreja.

A PIBCOPA tem células funcionando em vários bairros da cidade, todos os dias da semana. Há células formadas por adultos de todas as idades, com casais, grupos de homens, mulheres, adolescentes e até células exclusivas com crianças. Você poderá participar de uma célula e ser ricamente abençoado. A sua casa também poderá ser anfitriã de uma célula da nossa Igreja. Ao final dos cultos procure pelos líderes de células ou por nossos pastores para obter mais informações.

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Salmo 127:1